A própolis, a geléia real … as Abelhas são nossos aliados neste inverno!

Os produtos colhidos e feito por abelhas na sua colônia estão repletas de ingredientes ativos que aumentam o tônus e fortalecer as nossas defesas naturais. Ideal contra os males do inverno.

Para evitar ceder a micróbios , é melhor estar bem preparado. Em um tempo quando resfriados, bronquite e gastroes está assistindo, é importante construir bons anti-bacterianas e anti-escudos. Mel, geléia real , própolis, pólen bolas: os produtos naturais do ramo, elaborado graças ao trabalho das abelhas , são uma ajuda preciosa. Tais pequena farmácia, armários , eles parar a bomba, cursos, estimular a nossa imunidade e aniquilar os germes infecciosos. Benefícios de longo explorada na medicina tradicional e que a ciência moderna está a redescobrir-se pouco a pouco. Para atravessar o inverno sem problemas, vamos dizer sim a apiterapia !

Mel, amaciante e antifadigaMel, amaciante e antifadiga

Ele é produzido pelas abelhas a partir do néctar das pulgão flores ou melada na natureza. Para obter 500 g de mel, os trabalhadores devem visitar quase 10 milhões de flores, ou de 7.000 horas de trabalho duro! Uma vez que eles voltam para a colmeia , eles regurgitam a preciosa colheita armazenada na sua cultura para dar a outras abelhas, que absorvê-lo e, em seguida, processa-lo por sua vez. E assim por diante, até que o suco é suficientemente enriquecido com enzimas e esgotados na água para tornar-mel.

Que benefícios no inverno? O mel é um concentrado de energia (300 kcal / 100 g) e um excelente desinfetante. “Ele está lutando germes em muitas frentes”, diz Susan Meschwitz, uma pesquisadora de Salve Regina University, em Newport, nos estados unidos. É muito rico em polifenóis, compostos antioxidantes que enfraquecem as bactérias patogênicas. Seu alto teor de ácido glucónico também se torna um meio ácido hostil à sua proliferação. E a sua alta concentração de açúcar, que causa a destruição das células bacterianas porque ele suga a água para fora de sua membrana, como um sifão. Isto é como o mel consegue amolecer o infectado gargantas: ele impede que os micróbios da adesão a as membranas mucosas, em seguida, enfraquece-los um por um. Uma imparável arma contra a tosse . O mel é também rico em peróxido de hidrogênio (ou peróxido de hidrogênio), conhecido como anti-séptico. Eficaz para combater infecções de ENT esfera.

Como usar: a partir da primeira geada, consumir uma colher de sopa de mel por dia. E com o dobro da dose em tempos de epidemia. Para melhor ação, preferem o mel de tomilho, salgados ou heather, que contêm bactericida de compostos provenientes de plantas envenenado pelos insetos. “No caso de gorduroso a tosse, optar por eucalipto ou de abeto de mel que são bons fluidizing agentes”, observa o Dr. Olivia Metral, autor de O mel na sua farmácia (Baroch Edições).

A saber: mid-los é melhor evitar industrial méis, muitas vezes aquecida para facilitar a extração e, portanto, degradadas, de modo a favorecer a menção “Extrait à froid”, afixado no rótulo. O ideal é privilegiar o curto-circuitos, fornecendo diretamente para o apicultor. Na loja, o cuidado de méis, sem indicação específica de origem, como “Mel da União Europeia e fora da UE”, que corresponde duvidoso misturas. Alguns são mesmo adicionado em calda, mesmo ovo ou farinha de trigo.

A geléia real, ultra-tonicA geléia real, ultra-tonic

Esta cremosa substância secretada pelas abelhas da enfermeira, teoricamente, está reservado para a rainha e as larvas durante os primeiros três dias de vida. Dá-lhes a sua vitalidade e a sua incrível resistência a doenças.

Que benefícios no inverno? A geléia real é particularmente rico em proteína, o que pode constituir-se em 20% da sua composição total. É também uma mina de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B5 (ácido pantotênico), a vitamina de tom. Qualquer deficiência resulta em fadiga intensa. E como ela participa da síntese de adrenalina e cortisol, também é indispensável para o equilíbrio do sistema nervoso. A geléia real também contém muitos minerais (ferro, magnésio , potássio e cálcio), que estimulam o intelecto e estimula o sistema imunológico. “Ele também tem eficazes propriedades antibióticas contra o vírus da gripe”, observa o Dr. Cara de Avril, autor da Saúde Natural com Apiterapia (Living Earth Edição).

Como utilizar: para tirar proveito de suas virtudes, comprá-lo fresco (no apicultor ou no dietéticos loja) e deixe-a derreter sob a língua, o equivalente a um grande pino de manhã com o estômago vazio (0, Cerca de 5 g). “Uma geléia real cura de 4 a 6 semanas é recomendado no início do inverno”, diz o Dr. Cara de Avril. Levar até 1 g por dia, em caso de fadiga , excesso de trabalho ou de convalescença. Para neutralizar o sabor amargo, você pode misturá-lo com mel. Há também ready-made misturas (familial.fr).

Ou seja: muitos royal geléias vendidos na Internet são fraudulentas, de acordo com a Real Gel de Produtores de Grupo (GPGR). Para comprar um saudável e eficaz do produto, você tem de concordar com o preço: no mínimo de € 15 por 10 gramas. Cuidado, o seu consumo é contra-indicado para pessoas alérgicas, o mel, o veneno de abelha e o pólen de dente-de-leão.

A própolis, o antibiótico natural

Esta resina que protege jovens brotos de árvores é colhida pelas abelhas, amassada e amalgamada com sua saliva para proteger a colmeia de infecções. Misturado com um pouco de cera, que serve para proteger a entrada do seu habitat e para selar as fissuras dos alvéolos.

Que benefícios no inverno? A própolis contém 10% de óleos essenciais e ácidos aromáticos, particularmente anti-séptico, bem como uma infinidade de micronutrientes conhecido para dar um impulso para o corpo: zinco, níquel, selênio, cobre, cobalto … trabalho Científico, Por mais de trinta anos demonstram claramente o seu imuno-estimulante, anti-inflamatória, antiviral e antibacteriana propriedades. Daí a sua capacidade de parar de angina de peito, bronquite, laringite e sinusite e gripe . Além disso, graças à sua composição complexa, ela contraria os micróbios sem a indução de resistência, ao contrário de química antibióticos. Ele também combate a cárie dentária e o vírus do herpes.

Instruções para uso: encontrado na forma de mastigar colar ou solução (para ser pulverizado na garganta ou diluído em um chá de ervas). Assim que os primeiros sintomas aparecerem, tome 3 g de própolis 2 a 3 vezes / dia, entre as refeições, durante 1 semana. Masquer a goma de pelo menos 20 minutos antes de engoli-lo, a fim de extrair o máximo de ingredientes ativos contidos na massa. Armazene em um lugar fresco longe da umidade.

A saber: s anti-inflamatório o poder é uma ajuda valiosa no caso de extinção da voz. Dois sprays de própolis spray (Fleurance Natureza ou Oropolis, MediPlus) acalmar a irritação da faringe e depósito de uma relaxante filme sobre as membranas mucosas. Repita 6 vezes / dia, longe das refeições.

O pólen, para aumentar suas defesas naturaisO pólen, para aumentar suas defesas naturais

Vem, os estames das flores, que são coletadas pelas abelhas, que recolhê-los em forma de pequenas bolas colocadas nos cestos situado em suas patas traseiras. Na colmeia, pólen embebido em néctar é armazenado nos alvéolos para servir como alimento para a comunidade, durante a temporada de frio.

Que benefícios no inverno? O pólen é caracterizada por um alto conteúdo de proteína (de 15% a 40%, dependendo do floral variedades) e polifenóis, antioxidantes. Também é rico em vitaminas do complexo B e selênio, que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento da glândula tireóide. Perfeito para se proteger contra o inverno epidemias. Este superaliment também contém muitas fibras (até 20%) e fermentos lácticos que aumentam a flora intestinal, a qual desempenha um papel importante na resistência contra a agressão microbiana.

Instruções de uso: novo pólen degrada-se rapidamente no ar, e a temperatura ambiente. O ideal é consumi-lo congelado, na cura de 3 a 4 semanas: “Até 30 g / dia no tratamento de ataque para um adulto, depois de 15 a 20 g / dia na cura de manutenção, Spoonful”, aconselha o Dr. Avril.

A saber: nem todos os pólenes são iguais. O castanheiro é o mais antioxidante, que de espinho, a mais rica em proteínas vegetais e da esteva, o melhor amigo da imunidade, porque recheado com lactoferments que protegem o intestino e regenerar a flora digestiva.

Proteger Nossas Abelhas

Nossa coletoras estão ameaçadas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola (INRA), sua população diminuiu cerca de 30% nos últimos quinze anos. As causas são várias: o aquecimento global, redução de áreas de cultivo de girassol e de colza, invasão Asiática, hornet que dizima colônias … Mas, especialmente, a aplicação maciça de inseticidas de vista dos neonicotinóides família. Esses pesticidas químicos, o mais eficiente já sintetizado, multiplicar por três a taxa de mortalidade de abelhas, de acordo com um estudo Britânico publicado em agosto do ano passado na revista Nature. Sob a Biodiversidade Ato, França planos para banir esses produtos de setembro de 2018 … mas derrogações podem ser concedidos até 2020.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *